A
tecnologia junto com a internet tornaram-se duas aliadas fortíssimas nos dias atuais. Isso se deve a rápida globalização
em que estamos vivendo. Hoje onde quer que você vá, se depara com iphone,
ipad, tablet, notebooks, ferramentas criadas para minimizar a distância entre
os países e maximizar os fluxos de informações.
Qualquer
pessoa hoje que tenha acesso a essas ferramentas, consegue ter acesso a informações que os moldam pessoas mais
informadas, racionais e exigentes. Pessoas que não são mais influenciadas,
porque tomam a iniciativa de pensar e analisar e adquirir conceitos próprios sobre
algo ou alguém.
Seguindo este
pensamento sobre o amadurecimento do consumidor, as empresas buscam cada vez
mais a mudança de seu comportamento diante destes. A internet
agora exige das empresas um
diálogo, e não mais só um monólogo como acontecia com as outras mídias como TV,
Revistas e etc..
Há uns
anos atrás quando um consumidor não satisfeito
com o produto/serviço de uma empresa, no máximo que poderia fazer a seu alcance
era reclamações a SAC, hoje um consumidor não satisfeito, acessa as redes
sociais e manifesta ali a todos suas reclamações da marca alcançando um grande
numero de consumidores.
As empresas
vêm repensando a forma de se comunicar com os consumidores. E o Branding é uma das ferramentas do
marketing que auxilia as empresas na administração
da marca. Porque a construção de uma
marca forte para um produto, conseqüentemente trará um relacionamento satisfatório
com o mercado. A percepção do valor da
marca é o que os consumidores conseguem ver no produto, serviço ou na empresa. Se essa percepção
de valor agregado a marca for facilmente visualizado pelo consumidor, o processo
de branding teve um grande sucesso.
O atual consumidor
moderno e exigente, busca nas empresas, por exemplo, um produto que tenha
processos produtivos que não prejudiquem o meio ambiente. Uma empresa comprometida com o país em não sonegar
impostos entre outras atitudes que tragam valor humano a empresa. Um
investimento em uma nova consciência como forma de sobreviver no mercado.
Em outras países
mais desenvolvidos o Branding é visto com grande importância. No Brasil esse
conceito já circula há 10 anos, porém ainda pouco trabalhado pelos
profissionais. O Branding é uma forma diferente de enxergar o consumidor e essa
consciência está em fase de crescimento em nosso País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário