quarta-feira, 25 de julho de 2012

Branding: A busca para se relacionar de forma mais focada com o consumidor que busca propósitos e valores nas marcas.



A tecnologia junto com a internet tornaram-se duas aliadas fortíssimas  nos dias atuais. Isso se deve a rápida globalização em que estamos vivendo. Hoje onde quer que você vá, se depara com iphone, ipad, tablet, notebooks, ferramentas criadas para minimizar a distância entre os países e maximizar os fluxos de informações.

Qualquer pessoa hoje que tenha acesso a essas ferramentas, consegue ter acesso a informações que os moldam pessoas mais informadas, racionais e exigentes. Pessoas que não são mais influenciadas, porque tomam a iniciativa de pensar e analisar e adquirir conceitos próprios sobre algo ou alguém.

Seguindo este pensamento sobre o amadurecimento do consumidor, as empresas buscam cada vez mais a mudança de seu comportamento diante destes.  A  internet  agora exige das empresas  um diálogo, e não mais só um monólogo como acontecia com as outras mídias como TV, Revistas  e etc..

Há uns anos  atrás quando um consumidor não satisfeito com o produto/serviço de uma empresa,  no máximo  que poderia fazer a seu alcance era reclamações a SAC, hoje um consumidor não satisfeito, acessa as redes sociais e manifesta ali a todos suas reclamações da marca alcançando um grande numero de consumidores.

As empresas vêm repensando a forma de se comunicar com os consumidores.  E o Branding é uma das ferramentas do marketing  que auxilia as empresas na administração da marca.  Porque a construção de uma marca forte para um produto, conseqüentemente trará um relacionamento satisfatório com o mercado.  A percepção do valor da marca é o que os consumidores conseguem ver no produto, serviço ou na empresa. Se essa percepção de valor agregado a marca for facilmente visualizado pelo consumidor, o processo de branding teve um grande sucesso.

O atual consumidor moderno e exigente, busca nas empresas, por exemplo, um produto que tenha processos produtivos que não prejudiquem o meio ambiente.  Uma empresa comprometida com o país em não sonegar impostos entre outras atitudes que tragam valor humano a empresa. Um investimento em uma nova consciência como forma de sobreviver no mercado.

Em outras países mais desenvolvidos o Branding é visto com grande importância. No Brasil esse conceito já circula há 10 anos, porém ainda pouco trabalhado pelos profissionais. O Branding é uma forma diferente de enxergar o consumidor e essa consciência está em fase de crescimento em nosso País.

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